Agricultores da Etiópia aprendem novas práticas de prevenção dos danos causados pelas pragas em grão-de-bico e lentilhas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 23 de setembro de 2014, como parte do pacote de informações n° 99.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/pakage-99-cassava-the-post-harvest-value-chain/ethiopian-farmers-learn-new-practices-to-prevent-pest-damage-in-chickpeas-and-lentils/.


 

Observações para as emissoras:

Este roteiro concentra-se em duas safras importantes nos distritos de Ada’a e Akaki na região de Oromia no centro da Etiópia: grão-de-bico e lentilhas.

Ele se concentra nos problemas enfrentados pelos agricultores etíopes com pragas e doenças nesses produtos. Ele também menciona programas de rádio que foram transmitidos pela Rádio Oromia sobre o controle integrado de pragas para esses produtos. O roteiro é baseado em entrevistas com agricultores, um agrônomo e um agente de desenvolvimento.

Você poderá usar este roteiro como inspiração para pesquisar e escrever um roteiro sobre controle integrado de pragas na sua região. Ou você poderá decidir produzir este roteiro na sua emissora, utilizando radioatores para representar as pessoas. Se o fizer, não se esqueça de dizer aos seus ouvintes no início do programa que as vozes são de atores e não das pessoas originalmente envolvidas nas entrevistas.

Se você decidir usar este roteiro como material de base ou como inspiração para criar o seu próprio programa, poderá considerar as seguintes questões:

Quais problemas com doenças ou pragas enfrentam os agricultores na sua região? Quais recursos e soluções eles encontraram para lidar com esses problemas?

Que papel desempenham o rádio e os agentes de extensão na solução desses problemas? Como a sua emissora pode ajudar os agricultores com mais eficiência? Como você pode trabalhar com os agentes de extensão e outros especialistas para ajudar os agricultores?

Além de falar diretamente com os agricultores e outros participantes importantes do setor agrícola local, você poderá apresentar um programa de chamadas telefônicas ou mensagens de texto sobre a administração de pragas e doenças. Você poderá convidar um especialista em controle de pragas, incluindo agricultores com experiência, para responder às perguntas dos ouvintes no ar.

O tempo estimado de condução deste roteiro, incluindo a introdução e o encerramento, é de quinze minutos.


Roteiro:

Vinheta de abertura sobe e depois ao fundo.

Apresentador: No distrito de Ada’a, na zona do leste de Shoa da região de Oromia na Etiópia central, grão-de-bico e lentilhas são os principais produtos e representam 30% da produção agrícola. O principal desafio enfrentado pelos agricultores locais com esses produtos são as pragas. Por isso, a Rádio Oromia produziu uma série de programas de rádio sobre controle integrado de pragas em lentilhas e grão-de-bico. Falamos com agricultores, uma agência de desenvolvimento e um radialista para ouvir seus sucessos e desafios com o controle de pragas e determinar o impacto do programa de rádio sobre os agricultores.

(pausa e efeitos sonoros rurais apropriados)

Chegamos a uma aldeia de agricultores no distrito de Ada’a no início da manhã, depois de atravessar algumas das principais regiões produtoras de grãos-de-bico e lentilhas da Etiópia. O nosso primeiro destino foi o escritório de uma associação de agricultores que também atua como loja de fertilizantes. Lá encontramos uma agricultora chamada Girma Gurmecha.

Apresentador: Quais produtos são os mais lucrativos na sua região, Sr. Gurmecha?

Girma Gurmecha: O nosso distrito é conhecido por teff, grão-de-bico e lentilhas. Se produzirmos com boa qualidade, teremos sucesso.

Apresentador: Quais problemas vocês enfrentam com esses produtos?

Girma Gurmecha: A nossa produção de lentilhas sofre com as pragas.

Apresentador: Como vocês controlam as pragas?

Girma Gurmecha: Usamos métodos biológicos como arar cedo, monitorar nossos produtos em busca de pragas e outras abordagens; pesticidas são nossa última opção. Começamos a arar quatro ou cinco vezes com tração animal antes do plantio.

Apresentador: Obrigado. Arar várias vezes imediatamente após a colheita é um método recomendado para os agricultores nesta região. Arar nessa época controla as pragas que passam parte da sua vida no solo, como as brocas das vagens e outras.

Som de motocicleta, depois diminui

Apresentador: Estou dirigindo uma motocicleta em direção à casa de outro agricultor. Enquanto dirijo, vejo que as fazendas ao longo da estrada foram preparadas para o cultivo. Encontrei Mengesha Abera no centro de distribuição de fertilizantes e o acompanhei até a sua fazenda.

Como vai? Como está a chuva este ano?

Mengesha Abera: Eu estou bem. A chuva chegou tarde este ano.

Apresentador: Quantas vezes o sr. ara o seu campo?

Mengesha Abera: Eu arei este campo quatro vezes.

Apresentador: E isso ajuda?

Mengesha Abera: Nós aumentamos a produção preparando cedo o terreno. Antigamente, nós arávamos a terra apenas nesta época do ano. Mas há um mês nós aramos e preparamos a terra.

Apresentador: Qual foi o resultado de arar várias vezes?

Mengesha Abera: Isso nos ajudou a evitar pragas como brocas das vagens e outras brocas.

Apresentador: Qual produto é mais vulnerável às pragas?

Mengesha Abera: As mais afestadas são as lentilhas. Nós sabemos como usar métodos preventivos, mas não conseguimos administrar as pragas das lentilhas.

Apresentador: Vocês tentaram outros métodos além de pesticidas?

Mengesha Abera: Entendemos que o corte de ervas, o monitoramento das pragas e arar por várias vezes são métodos naturais de controle de pragas. Então estamos fazendo isso.

Apresentador: Havia um programa de rádio sobre métodos de controle integrado de pragas. O que vocês aprenderam com o programa?

Mengesha Abera: Aprendi que eu deveria usar métodos preventivos naturais em conjunto com pesticidas modernos.

Apresentador: Existem diversos métodos de controle de pragas. Plantar grão-de-bico cedo, por exemplo, pode minimizar os danos causados pelas pragas que são mais ativas no final da estação, como brocas das vagens, outras brocas e afídeos. Também é uma boa ideia evitar que seus produtos fiquem próximos demais. Pesquisas agrícolas demonstraram que pés de grãos-de-bico próximos demais entre si possuem maior número de brocas das vagens.

Música de intervalo por alguns segundos

Apresentador: Falei em seguida com Teshome Amenu. Ele disse que as informações que os agricultores recebem dos especialistas agrícolas e dos programas de rádio fornecem soluções rápidas.

O agricultor Teshome preparou a sua fazenda antes do plantio porque ele sabe que isso ajuda a evitar pragas e ervas. Ele já comprou pesticidas. O Sr. Teshome e outros agricultores locais costumavam plantar grão-de-bico e lentilhas da mesma forma que teff, sem arar repetidamente o terreno para amaciar a terra e controlar as pragas.

Apresentador: Como vocês prepararam a sua terra agora?

Teshome: O problema com ervas costumava ser grande porque nós não arávamos repetidamente a terra. Agora nós preparamos melhor a terra para evitar ervas. Aprendemos a sempre considerar o estágio de vida das pragas e fazer cedo o seu controle. Depois do crescimento completo das pragas, os produtos químicos não as destroem.

Apresentador: Teshome mencionou a importância de controlar cedo as pragas. É importante que os agricultores monitorem regularmente a situação das suas safras inspecionando seus campos. Esta é a única forma de garantir que eles possam detectar as pragas cedo e tomar medidas para controlá-las.

Um método de controlar as pragas é simplesmente pegar manualmente as pragas e descartá-las. Isso funciona melhor durante as horas de maior alimentação das pragas, de manhã cedo e no final da tarde. Mas isso só funciona quando a população de pragas é baixa, o que novamente enfatiza que os agricultores devem inspecionar os produtos cedo e regularmente.

Outros agricultores com quem falamos contaram sobre a pressão das doenças e das ervas sobre as lentilhas. Alguns nos falaram sobre uma doença que eles desconhecem e que agora está amarelando as folhas. O Sr. Teshome teve uma experiência similar.

Teshome: Se não pulverizarmos várias vezes com produtos químicos, está ficando difícil colher as lentilhas. Alguns dos produtos químicos não são eficazes. Na minha opinião, a doença piora quando não empregamos métodos naturais para cuidar da produção.

Apresentador: Havia um programa de rádio de três meses sobre controle integrado de pragas. Vocês se beneficiaram com o programa?

Teshome: Ele ajudou principalmente a mim e aos meus amigos a desenvolver o hábito de ouvir o rádio. Entendemos agora que podemos conseguir diferentes tipos de informação com o rádio.

Apresentador: Também falei com a agricultora Mintwab Bekele. Qual é o principal problema enfrentado no cultivo de lentilhas?

Mintwab: Depois do cultivo, às vezes as plantas murcham. Nós não vimos isso antes e não conseguimos parar com isso. Combatemos as pragas que fazem com que as plantas murchem pulverizando produtos químicos. Mas nós não conseguimos encontrar nenhum remédio para a doença que seca as lentilhas. Este é o nosso principal problema.

Apresentador: Quais soluções vocês já tentaram?

Mintwab: Quando usamos produtos químicos para as pragas, a doença que seca as folhas só aparece de vez em quando. Mas não encontramos nenhuma solução. Como a maioria de nós compartilha o problema, estamos pedindo ao Escritório de Agricultura que encontre uma solução para nós.

Intervalo musical por alguns segundos

Apresentador: Os agricultores dos distritos de Akaki e Ada’a dizem que conseguem informações de duas formas sobre problemas com pragas e doenças na sua lentilha e grão de bico: o rádio e o conselho de especialistas.

Uma agricultora do distrito de Akaki, Mulu Gemeda, disse que teve benefícios com o programa de rádio.

Mulu: Antigamente, quando eu tinha problemas de ervas e doenças, eu procurava os especialistas agrícolas e esperava soluções deles com urgência. Mas o programa de rádio ajudou muito.

Apresentador: Quais lições vocês aprenderam com o programa?

Mulu: Entendo que a terra precisa ser arada várias vezes, que preciso procurar ervas continuamente e aprendi como usar produtos químicos.

Apresentador: Como os produtos químicos devem ser usados?

Mulu: Os especialistas nos disseram que, se não usarmos os produtos químicos assim que as pragas aparecerem, elas não serão mortas.

Apresentador: Para esclarecer aos nossos ouvintes, quando Mulu Gemeda falou sobre a aplicação de produtos químicos assim que as pragas aparecerem, ela falava especificamente sobre a fase de larva da broca das vagens, que ataca as hastes das plantas. É importante que os agricultores controlem essa praga assim que a virem nos seus campos.

Girma Gurmecha, do distrito de Ada’a, também falou sobre o programa de rádio. O que o sr. aprendeu com o programa de rádio, Sr. Gurmecha?

Girma: Aprendi que o monitoramento das pragas antes que elas invadissem minha produção é um método natural de prevenção. Precisamos visitar a nossa produção regularmente. Antes, nós não monitorávamos nossa produção ativamente.

Apresentador: Ouvimos as opiniões, experiências e atividades dos plantadores de grão-de-bico e lentilha. Em seguida, vamos falar com Ato Addisu Assefa, especialista em ciência das plantas e trabalhador em desenvolvimento no distrito de Ada’a. Lentilha e grão-de-bico são amplamente cultivados onde ele trabalha. Ele descreve os problemas enfrentados por essas safras.

Addisu: As doenças estão se espalhando. Estamos vendo novas doenças, principalmente em grão-de-bico, doenças como a ferrugem. A produção da lentilha está diminuindo. Se o problema persistir, os agricultores locais vão parar de cultivar lentilhas.

Apresentador: Ato Demesu Lemma é um agrônomo do distrito de Ada’a que trabalha principalmente com os problemas dos agricultores. Qual é o principal problema enfrentado pelas lentilhas e grão-de-bico?

Demes: As pragas da safra são o problema mais importante. As doenças também estão se espalhando.

Apresentador: Quais medidas o sr. tomou para abordar estes problemas?

Demes: O distrito garante que os agricultores conheçam práticas agronômicas apropriadas. Nós treinamos agricultores e especialistas agrícolas. Nós informamos à comunidade que as boas práticas agronômicas incluem a preparação da terra no tempo certo e de forma adequada, o plantio no tempo certo, a retirada das ervas e o uso de sementes aprimoradas.

Apresentador: Como os agricultores implementaram o controle integrado de pragas e ervas?

Demes: Nós damos treinamento continuamente. As lacunas na implementação dessas práticas ocorrem devido às práticas tradicionais que foram utilizadas anteriormente e, por isso, muita coisa permanece sem fazer.

Apresentador: Existe uma outra forma em que os agricultores podem ser capazes de minimizar os danos causados pelas pragas à produção de grão-de-bico e lentilha aqui na Etiópia. Se eles cultivarem girassol, linhaça, mostarda ou coentro nos campos ao mesmo tempo que o grão-de-bico e as lentilhas, isso pode minimizar os danos a esses produtos. Os agricultores podem plantar faixas desses produtos em intervalos através do campo ou podem plantá-los na mesma fileira. Isso é especialmente útil para controlar brocas das vagens em grão-de-bico. Peça ao seu agente de extensão rural mais detalhes sobre esse método.

Som de motocicleta, que diminui em seguida

Apresentador: Espero que você tenha aprendido algumas coisas com o programa de hoje.

As mensagens do rádio podem ser muito úteis para prevenir os problemas enfrentados pelos plantadores de lentilhas e grão-de-bico. Os agricultores disseram que aprenderam muito sobre práticas efetivas de controle de pragas.

Aqui, ______ se despede para encontrar você de novo na semana que vem.

Vinheta de abertura sobe e desce


Créditos:

Contribuição de Haileamlak Kassaye, jornalista, Addis Ababa, Etiópia.

Revisão: Zelalem Nega, Gerente de Programas, Etiópia, Rádio Rural Internacional.

Este roteiro foi escrito com o suporte da Irish Aid.

Projeto realizado com apoio financeiro do Governo do Canadá, por meio do Ministério de Assuntos Externos, Comércio e Desenvolvimento (DFATD).


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s