Dicas

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de outubro de 1994, como parte do pacote de informações n° 34.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-34/hints/.


Observações para as emissoras:

Embora esses artigos tenham sido editados, eles não foram verificados pela Rádio Rural Internacional.


Roteiro:

Troncos de bananeira: um tesouro para o seu jardim na estação seca.

Zingui Messomo Xavier, Responsável por Comunicações, Formação INADES, Camarões.

Alguns agricultores de Camarões encontraram uso para os troncos de bananeira depois da colheita. Eles colocam troncos de bananeira cortados entre as fileiras de safras vegetais como tomates, alface e repolho. À medida que se decompõem, os troncos de bananeira liberam água para as plantas. Se forem cobertos com um pouco de solo, os troncos liberarão água com mais facilidade. Com essa técnica, a planta consegue água mesmo na estação seca, quando a água evapora rapidamente.

Na época da colheita, os troncos de bananeira terão liberado toda a água retida, mas os seus restos permanecem no solo. Ao preparar a terra para a nova safra, os agricultores formam saliências construindo barreiras de solo sobre os troncos em decomposição. Quando misturados com o solo, eles se decompõem mais rapidamente em matéria orgânica que é um bom fertilizante para as plantas novas.

Por isso, o uso de troncos de bananeira apresenta duas grandes vantagens. Eles fornecem água para as plantas e depois decompõem-se e as fertilizam. Esta técnica permite a produção de vegetais a custo mais baixo.

Uma forma fácil de cultivar e colher inhame

Shamela Rambadan, Professora, Trinidad e Tobago.

Cave um buraco com cerca de 50 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de profundidade. Coloque um tubérculo de inhame contendo o olho (botão) no buraco. Encha o buraco com folhas secas, palha, corte de grama ou outro material orgânico. Regue bem e deixe por cerca de uma semana. À medida que o inhame cresce, os materiais orgânicos se decomporão gradualmente e serão utilizados como alimentos para a planta e os tubérculos em desenvolvimento. Coloque mais folhas mortas, palha e grama no buraco à medida que o material orgânico se decompõe.

A colheita é fácil. Corte os cipós bem perto do tubérculo. Segure a parte dos cipós que ainda está presa ao tubérculo e puxe firmemente sobre cada lado do tubérculo. O tubérculo pode ser rapidamente removido do buraco sem danos. Use os cipós velhos como material orgânico para a próxima safra de inhame.

Proteja os grãos armazenados

Stephen Zhou, Instrutor, Centro de Treinamento Natural para Mulheres Rurais, Zimbábue.

Depois de descascar o seu milho, queime os sabugos em um recipiente metálico de vinte litros. Mantenha o fogo no recipiente por vários dias. Adicione os sabugos pouco a pouco para permitir a queima completa de cada sabugo. Queime apenas o sabugo. Você não deve queimar os grãos. Depois de vários dias de queima, a cinza se une para formar um torrão duro.

Em seguida, moa o torrão de cinza até tornar-se um pó. Misture cada tonelada de grãos com um quilo dessas cinzas para armazenar. Assegure-se de que o celeiro seja adequadamente vedado. O grão permanece livre de insetos por vários meses, quando não por anos.

Isso vem sendo praticado há vários anos na área comunitária de Muzarabani, no Zimbábue.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s