O que está acontecendo com o clima?

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de abril de 1996, como parte do pacote de informações n° 40.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-40-environmental-issues/what-is-happening-to-the-weather/.


Roteiro:

O clima está ficando pior onde você vive? O sol parece estar mais quente? As chuvas deixam de cair?

Alguns cientistas acreditam que o que está acontecendo é diferente das alterações anuais do clima que os agricultores sempre precisaram enfrentar. Eles acham que a culpa é da poluição de fontes como grandes fábricas, que queimam combustível para calor e cozimento, máquinas, carros e caminhões.

Para compreender as preocupações desses cientistas, é necessário conhecer um pouco sobre o planeta Terra e o efeito dos gases que o rodeiam e que chamamos de atmosfera.

A atmosfera da Terra

A atmosfera é como um manto que cobre a Terra, protegendo-a e mantendo-a quente, da mesma forma que um manto protege uma pessoa. Muito embora o manto da Terra seja composto de gases que você não pode ver, ele funciona muito bem.

Isso acontece porque os gases que compõem a atmosfera possuem características especiais que ajudaram a Terra a desenvolver-se até tornar-se o local belo e fértil que ela é hoje. Voltando à ideia de manto, é como se o manto de uma pessoa fosse tecido com muitos cordões diferentes e cada um dos cordões servisse a um propósito útil.

Os gases que fazem da atmosfera esse manto bem sucedido ajudam a afastar os raios prejudiciais do sol. Ao mesmo tempo, os gases preservam o calor.

A questão é que a maioria dos cientistas acredita que estamos alterando a mistura de gases que compõem a atmosfera e mudando a forma como ela trabalha.

A redução da camada de ozônio

Os cientistas que estudam a atmosfera afirmam que estão acontecendo várias alterações perigosas. Vamos falar agora sobre duas delas. Uma é o fato de que mais luz ultravioleta do sol está atingindo a Terra. A luz ultravioleta é apenas um dos tipos de luz fornecidos pelo sol.

Infelizmente, ela é perigosa. Os raios ultravioleta do sol queimam a pele, danificam os olhos e afetam o crescimento das plantas. Existe um tipo especial de gás na atmosfera que protege a Terra contra os raios ultravioleta. Mas aquela camada agora é mais fina e permite a passagem de maior número de raios ultravioleta.

A camada de gás mais fina é denominada ozônio. O problema chama-se, portanto, redução da camada de ozônio. Às vezes, o gás é tão fino que as pessoas afirmam que existe um buraco na camada de ozônio.

Aquecimento global

Outros gases na atmosfera, particularmente um gás denominado dióxido de carbono, podem agir como cobertores, preservando o calor. O dióxido de carbono evita a fuga de calor da mesma forma que uma vidraça captura o calor em uma estufa e, por isso, esse efeito é chamado de efeito estufa. A Terra nunca teria sido um bom lugar para viver se não houvesse dióxido de carbono na atmosfera para capturar o calor do sol e permitir o crescimento das plantas.

Mas agora há muito dióxido de carbono. Os cientistas acreditam que o ar em toda a Terra está ficando mais quente porque há grande acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera e o calor não pode escapar. Ele flutua na atmosfera e ali permanece, formando uma barreira. Quando o sol esquenta a Terra, o calor da Terra é refletido de volta para o céu. Antes de haver tanto dióxido de carbono, calor suficiente escapava para o espaço e a Terra não ficava quente demais. Mas agora, calor demais é capturado e o ar fica cada vez mais quente. Esse aumento gradual da temperatura é conhecido como aquecimento global.

É difícil comprovar que a camada de ozônio está sendo reduzida ou que existe o aquecimento global porque, naturalmente, o clima está sempre mudando. Talvez o sol mais quente e a falta de chuva acontecessem de qualquer forma. Mas muitos cientistas acham que o nosso clima está mudando para pior porque as pessoas usam muitas máquinas e produtos químicos.

A camada de ozônio está diminuindo, por exemplo, devido a certas substâncias que escapam para a atmosfera. Por isso, a forma de parar a redução da camada de ozônio é evitar o escape dessas substâncias. A questão é que elas são úteis e, quando são usadas, algumas acabam escapando. As substâncias são denominadas clorofluorocarbonos e são fundamentais em ar condicionado e refrigeradores. Elas também são usadas na fabricação de produtos tais como espuma plástica, ou para pulverizar líquidos em latas de aerossol.

Foram encontradas diferentes formas de fazer algumas dessas coisas e os cientistas estão trabalhando para descobrir outras. Mas os clorofluorocarbonos duram muito tempo na atmosfera. Isso significa que, mesmo se parássemos completamente de utilizá-los agora, os clorofluorocarbonos que já escaparam para a atmosfera continuariam a reduzir a camada de ozônio por mais cem anos.

O culpa do aquecimento global é principalmente a queima. A queima de carvão, petróleo, gás ou madeira, por exemplo, libera dióxido de carbono, que evita a fuga de calor da atmosfera. Por isso, máquinas como carros, caminhões ou geradores que queimam combustível contribuem com o aquecimento global. O uso de máquinas eficientes e bem ajustadas que são desligadas quando não estão em uso reduz a quantidade de dióxido de carbono que elas emitem.

Outra forma de combater o aquecimento global é o plantio e a conservação de árvores, pois as árvores ajudam a remover dióxido de carbono da atmosfera.

Metano é outro gás que se comporta como dióxido de carbono e captura calor na atmosfera. Metano vem de várias fontes. Ele é produzido, por exemplo, por campos de arroz e por ruminantes, tais como vacas.

O que tudo isso significa para você e para sua família? Isso pode significar que, nos próximos anos, a terra não será cultivada da forma tradicional.

Devido ao aquecimento global, as regiões subtropicais podem tornar-se ainda mais secas e as tropicais, ainda mais úmidas. O nível do mar pode elevar-se e inundar as áreas costeiras mais baixas. Mas essas mudanças não acontecerão de nenhuma forma previsível.

Enquanto isso, a redução da camada de ozônio significa que você e a sua família deverão proteger-se contra o sol. Cubra a sua pele e proteja os seus olhos.

O sol pode também afetar a saúde da sua produção e dos seus animais.

Os cientistas que estão preocupados com a camada de ozônio e o aquecimento global afirmam que, se continuarmos a usar cada vez mais produtos químicos e queimar cada vez mais combustível, corremos o risco de destruir o mundo. Podemos ajudar a resolver este problema utilizando de forma inteligente as máquinas e os produtos químicos.


Créditos:

Fontes de informação:

Os Pacotes de Informação OUTREACH são disponívels gratuitamente por meio de: Dr. James Connor, Diretor OUTREACH, Centro de Ensino e Aprendizado, 200 East Building, 239 Greene Street, Universidade de Nova Iorque, Nova Iorque 10003, Estados Unidos; ou Sr. Richard Lumbe, Coordenador OUTREACH, Informação e Assuntos Públicos, UNEP, P. O. Box 30552, Nairóbi, Quênia:

  • n° 55: Clima.
  • n° 56: Mudanças atmosféricas (1) o “efeito estufa”.
  • n° 57: Mudanças atmosféricas (2) o “efeito estufa”.
  • n° 58: Mudanças atmosféricas (3) a camada de ozônio.
  • n° 59: Mudanças atmosféricas (4) chuva ácida e poluição.

A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s