O jardim do supermercado

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de abril de 2000, como parte do pacote de informações n° 55.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-55-agroforestry-for-the-small-farmer/the-supermarket-garden/.


Observações para as emissoras:

O uso de efeitos sonoros neste roteiro ajudarão você a criar uma atmosfera apropriada e descrever a ação que está ocorrendo. Embora o narrador conte à audiência o que está acontecendo, os efeitos sonoros podem melhorar e ajudar você a transmitir as mensagens. Eles também amplificam as imagens visuais para a sua audiência.

Você pode querer gravar antecipadamente alguns dos sons como passos (chegando e partindo), fechamento de portas e canto de pássaros (além de outros sons externos) para a cena do jardim. Assegure-se de escolher sons de fundo que sejam familiares para os seus ouvintes na sua vida diária.

Substitua os nomes dos personagens por outros que sejam familiares no seu idioma local.


Roteiro:

Parte I:

Narrador: A Sra. Sifunda estava preocupada. Ela estava ansiosa na entrada de casa, olhando para a estrada sem piscar para ver se alguém estava a caminho. No final da noite passada, ela havia recebido um aviso de que os parentes do seu marido chegariam da cidade. Eles esperariam ter uma boa refeição. Ela não tinha legumes, nem óleo de cozinha em casa. Ela tinha muito pouca comida. Não havia o suficiente para preparar uma boa refeição. Agora, à distância, ela conseguia ver sua filha, Anna, correndo em direção a ela.

Som de passos se aproximando rapidamente

Anna: Olá, mamãe! Ficamos até tarde na escola hoje. Houve uma grande celebração para homenagear os fundadores da escola.

Sra. Sifunda: Que bom que você se divertiu. Você parece feliz.

Anna: Sim, tive um bom dia. Mas, mamãe, você parece preocupada.

Sra. Sifunda: A tia Gladys e o tio Meka estão chegando amanhã de manhã e temos muito pouca comida em casa. Tenho algum dinheiro, mas não o suficiente para ir ao mercado.

Anna: Espere, mamãe. Isso me dá uma ideia. Eu vou fazer compras! Aqui mesmo na aldeia! Até logo, mamãe…

Sra. Sifunda: Anna, espere! Você não tem dinheiro…

Som de porta fechando

Narrador: Mas Anna já estava longe. Anna andava rapidamente pela rua. Passou pela casa vizinha e depois passou pela escola. Ela andou até o outro lado da aldeia. Andou sem parar… até encontrar a casa do seu amigo, Sr. Zulu. Ela havia chegado a um supermercado especial.

Intervalo musical

Parte II – o jardim do supermercado do Sr. Zulu:

Sons de um jardim florestal (canto de pássaros)

Narrador: Anna chegou ao supermercado. É o jardim atrás da casa do Sr. Zulu. Ela vê o Sr. Zulu tirando uma soneca na sombra de um coqueiro, em um canto do seu jardim florestal. É como o Sr. Zulu o chama: o jardim florestal. E é verdade que o jardim parece uma floresta real para Anna. Mas ele fica muito perto da aldeia, logo atrás da casa do Sr. Zulu! Como uma floresta natural, o jardim possui várias camadas diferentes de plantas. Se você olhar de perto, poderá ver as camadas, como as muitas prateleiras de um supermercado. Sobre a camada superior (a prateleira superior), existem cocos e frutas como mangas, abacates e jacas. Sobre a prateleira abaixo daquela, existem nêsperas e pêssegos crescendo sobre árvores de tamanho médio. Sob estas (a terceira prateleira a partir do topo), há também árvores menores: laranjas, limões, goiabas, bananas e mamões. As bananas crescem bem nos espaços entre as árvores mais altas. Em todo o jardim, você também encontrará uvas, baunilha e maracujá enrolando-se em volta dos troncos das árvores do jardim. Nos espaços, sobre o piso do jardim, o Sr. Zulu plantou batatas doces, mandioca e feijão. Anna sabe que há também diferentes tipos de especiarias, como capim-limão, e árvores que serão derrubadas para uso da madeira. O Sr. Zulu tem tudo o que você precisar no seu jardim de supermercado com todas as prateleiras: lenha, flores, temperos, frutas, madeira de construção, palha, óleos e açúcar. O Sr. Zulu está acordando porque ouviu os passos de Anna.

Sr. Zulu: Anna, é você?

Anna: Olá, Sr. Zulu. O sr. está bem?

Sr. Zulu: (com sono) Olá, Anna. Sim, estou bem, obrigado. Como está sua mãe?

Anna: Minha mãe tem um problema. É por isso que estou aqui. Os parentes do meu pai estão vindo nos visitar da cidade. Nós não nos vemos há muito tempo. A mamãe quer recebê-los bem. Mas ela não tem comida suficiente para dar uma boa refeição. O sr. pode ajudar, Sr. Zulu?

Sr. Zulu: Claro, Anna. Venha escolher o que você precisa. Para começar, há muitas frutas para sucos – coco, mamão, manga e laranja. Ou talvez você prefira servir chá feito com capim-limão? E colhi seiva das minhas tamareiras selvagens. Você sabe que pode fazer açúcar com a seiva para o seu chá.

Para o jantar, a sua mãe pode servir batata doce com banana frita. Está vendo aquele bosque de bananeiras? Vá até lá e pegue algumas. Enquanto isso, vou colher um pouco de batata doce. Tenho óleo das palmeiras em casa – talvez a sua mãe precise de um pouco de óleo de cozinha. Os seus parentes terão uma boa refeição.

Música alegre sobe e fica calmamente sob o diálogo

Narrador: E a mãe de Anna realmente preparou uma refeição deliciosa para os visitantes da cidade. Anna saiu da casa do Sr. Zulu com um grande saco cheio de frutas e legumes. Mais tarde, o Sr. Zulu mandou outro saco com açúcar e óleo que Anna havia pedido. Provavelmente não preciso contar que o Sr. Zulu e seu jardim florestal salvaram o dia. E os visitantes comentaram que era muita sorte ter um supermercado tão perto!

Intervalo musical

Por que você não começa um supermercado no seu quintal? Um jardim florestal pode fornecer alimentos, remédios, lenha e palha.

Música sobe com o som de Anna cantando

Anna: (cantando)

Há um mercado na minha aldeia
É a floresta no fim da estrada
Você tem tudo nas prateleiras do jardim florestal:
Suco de frutas, cocos e temperos sobre as uvas
As raízes, folhas e frutos das árvores
São remédios para você.
Frutas e nozes, óleos, mobília e tal!
Tudo vem do jardim florestal!


Créditos:

Contribuição de Jennifer Pittet, Editora Gerente, Rádio Rural Internacional.

Revisão: Dra. Helen Hambly, Funcionária Associada, Serviço Intenacional de Pesquisa Agrícola Nacional (ISNAR), Haia, Países Baixos.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s