De quem são as árvores?

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de abril de 2000, como parte do pacote de informações n° 55.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-55-agroforestry-for-the-small-farmer/.


 

Observações para as emissoras:

Estes roteiros destinam-se a uso como introdução para uma discussão no ar ou uma série de entrevistas com agricultores e especialistas na sua comunidade. Tente adaptar os roteiros para incluir espécies de árvores conhecidas da sua audiência e leis ou questões de posse da terra que sejam relevantes na sua região.

Lembre-se, em suas discussões com agricultores, que a posse das árvores é uma parte das questões mais amplas de posse da terra. É muito importante que os agricultores compreendam os seus direitos às árvores e outros recursos naturais. Caso os agricultores compreendam que as leis que regulamentam o acesso às árvores e à terra, eles podem tomar decisões informadas que beneficiem suas práticas agrícolas.


Roteiro:

História n° 1: dois homens e uma árvore.

Apresentador: Um homem está andando pela estrada, carregando um machado. Ele está caminho de cortar uma árvore. O plano é vender a madeira – ele precisa do dinheiro. No caminho, ele encontra seu vizinho, que também carrega um machado. Enquanto andam juntos, eles comentam sobre a coincidência de que ambos estão indo cortar uma árvore!

Depois de andar mais um pouco e conversar, eles chegam ao seu destino. Eles ficam surpresos – e indignados! – quando descobrem que os dois planejam cortar a mesma árvore.

Eles têm seus argumentos. O primeiro agricultor argumenta que a árvore está na sua terra, que é da sua família há várias gerações. Por isso, a árvore é dele.

O segundo agricultor respondeu que ele havia plantado aquela árvore. Ele se lembra do dia em que ele e o filho fizeram o plantio, vários anos atrás. Por isso, a árvore é dele e ele tem o direito de cortá-la.

A discussão continua. Eles não conseguem chegar a um acordo. Ao fim, eles decidem que precisam de outra pessoa para ajudar a resolver a discórdia.

Imagine que esses dois agricultores viessem a você pedindo ajuda. Você é a pessoa mais sábia da comunidade. Você deve decidir.

Observação para as emissoras:

Agora pergunte aos seus convidados como eles resolveriam essa discussão, quem eles acreditam ser o dono da árvore, por quê e como eles encontrariam as leis que regem a posse de árvores na sua comunidade.

Na sua opinião, quem é o dono da árvore?


História n° 2: este sistema é justo?

Apresentador: Em um canteiro de terra, estão crescendo seis árvores diferentes. As árvores que estão crescendo são alfarroba, acácia, ameixa, manga, eucalipto e cítrico.

Todas elas estão no mesmo canteiro de terra e você poderá pensar que elas são da mesma pessoa ou da mesma família. Mas não. Essas seis árvores não são todas de uma pessoa, nem de uma família, embora uma família cuide delas.

Segundo a legislação local, as diferentes árvores nesse canteiro de terra são de pessoas diferentes. A família que plantou e cuida de todas as árvores é dona de apenas três delas: a mangueira, o eucalipto e o cítrico. Mas a família não é dona das outras três árvores. As outras três árvores – a alfarroba, a ameixa e a acácia – são livres para qualquer pessoa cortar. Qualquer membro da comunidade detém o direito de cortar e usar as árvores de alfarroba, ameixa e acácia.

Como você pode ver, o sistema legal dessa comunidade aplica regras de propriedade diferentes a diferentes espécies de árvores. Quem se beneficia mais desse sistema? Como você acha que essas regras se desenvolveram? Enfim, na sua opinião, este sistema de propriedade de árvores é justo?


Créditos:

Contribuição de Jennifer Pittet, Rádio Rural Internacional.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s