Frutas mudam a vida dos agricultores

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de agosto de 2007, como parte do pacote de informações n° 81.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-81/fruit-changes-farmers-lives/.


 

Observações para as emissoras:

A maior parte dos praticantes da agricultura nas nossas comunidades é composta de mulheres. Quando falamos sobre a produção de safras frutíferas, o que vem à mente é o fato de que ainda há homens que acreditam que as mulheres não devem plantar árvores, incluindo árvores frutíferas. Esses homens ainda não aceitaram a liderança das mulheres em nenhum tipo de atividade de desenvolvimento. As mulheres ainda não receberam acesso e controle total da terra e seus recursos.

Atualmente, a maioria das comunidades está buscando esclarecer questões sobre as mulheres. As atitudes da comunidade com relação às mulheres estão mudando positivamente de forma drástica. Algumas mulheres estão se envolvendo em agroflorestamento e mais delas estão cultivando árvores frutíferas para ampliar a sua renda. Mas o envolvimento das mulheres nessas atividades ainda é baixo e muito mais consciência é necessária sobre o papel que as árvores (especialmente as frutíferas) podem desempenhar nas nossas vidas diárias, tanto econômica quanto socialmente.

As safras frutíferas que podem ampliar a renda da agricultura incluem: mangas, laranjas, maçãs, maracujás, bananas, abacaxis, goiabas, abacates, peras e cocos.

Este roteiro pode ajudar os agricultores interessados em produzir essas frutíferas a compreender alguns do benefícios do cultivo de frutas e oferece algumas informações básicas sobre o plantio de três tipos diferentes de frutíferas: abacate, abacaxi e banana.


Roteiro:

Vinheta de abertura sobe, desce e permanece sob o apresentador.

Apresentador: Bem-vindo ao programa de hoje, Frutas mudam a vida dos agricultores. Hoje vamos compartilhar informações sobre a produção de frutas para ampliar a renda agrícola e para ter outros benefícios. Fique ligado para que sua vida gere mais frutos.

Vinheta sobe, desce e permanece sob o apreentador.

Apresentador: Você já imaginou que poderia melhorar a sua vida simplesmente dando atenção à produção de frutas? Você já pensou em cultivar frutíferas para gerar renda para sua família? Preste atenção e hoje você vai aprender. (Pausa) Frequentemente, os agricultores plantam frutíferas apenas para o seu próprio consumo, para melhorar a sua alimentação. Com muito menos frequência, os agricultores plantam árvores frutíferas para aumentar a renda da família. Frutas como mangas, abacates, abacaxis, mamões e muitas outras podem trazer renda para a família. Neste programa, vamos falar sobre três frutas que os agricultores podem cultivar facilmente para melhorar a sua condição de vida, social e economicamente. Vamos falar de abacate, banana e abacaxi. Existem muitos benefícios potenciais a serem considerados para escolher o cultivo de uma fruta específica. E as mulheres podem cultivar facilmente essas frutas e beneficiar-se delas. Ouça o que a Sra. Francisca Ochura tem a dizer:

Sra. Ochura: Tenho setenta anos e a minha saúde não é boa o suficiente para cultivar frutas comercialmente. Mas, como preciso de frutas para melhorar a minha imunidade, eu cultivo bananas. O cultivo e o cuidado com as bananas são simples. Quando a bananeira produz frutos, há bananas demais para mim e para o meu marido e, por isso, posso vender o excedente para evitar perda e também aumentar a minha renda.

Apresentador: A Sra. Ochura mencionou alguns benefícios do cultivo de frutas. Outros benefícios incluem a melhoria do sistema imunológico para pessoas que vivem com AIDS/SIDA, fornecimento de vitaminas para homens e mulheres, aumento da renda agrícola, uso das folhas para ajudar a fazer composto, fornecimento de sombra e uso das árvores como quebra-vento e como parte de sistemas de agroflorestamento com benefícios ecológicos. Sei que você quer saber como plantar esses três tipos de frutas.

É muito simples. Para mudas de abacate, basta cavar um buraco com 60 cm de profundidade e 60 cm de largura, circular ou quadrado. Separe o solo inferior do superior. Misture o solo superior com esterco e encha três quartos do buraco com a mistura, deixando uma depressão com 15 cm de profundidade. Plante as mudas preferencialmente à noite e regue imediatamente para melhor crescimento. Para abacaxis, use o mesmo tamanho de buraco, mas plante seis mudas em cada buraco. Abacaxis precisam de um buraco de plantio redondo. Para bananas, cave um buraco com 90 cm de profundidade e 90 cm de largura e use o mesmo método de plantio.

Enquanto a planta frutífera cresce, adicione um pouco de composto ou esterco compostado sobre o leito da semente de vez em quando. Cobrir com palha também ajudará a reduzir a perda de água no solo.

Você não acha que esse tipo de prática é adequado para as mulheres? Como as mulheres contribuem com 80% da produção agrícola, pode-se atingir enorme crescimento econômico se as mulheres agricultoras se interessarem pelo cultivo de frutas. As mulheres não deverão achar que a produção de frutas é impossível. É o plantio mais simples de ser aprendido, pois as frutas não precisam de cuidados constantes.

Vinheta sobe, desce e permanece sob o apresentador

Apresentador: Em média, mil frutas podem ser colhidas de um abacateiro em um ano. O preço médio do abacate é de cinco xelins quenianos (obs.: use a sua moeda local). Se você multiplicar cinco xelins por mil frutas, o resultado são cinco mil xelins quenianos. Agora, imagine se você tivesse apenas dez árvores. Você estaria ganhando cinquenta mil xelins quenianos! Você estaria ganhando renda do cultivo de frutas e gastando muito pouco para cultivá-las. É assim que se começa a produir frutas para ganhar dinheiro. Mas lembre-se! Para ter certeza de conseguir árvores com boa resistência a doenças e que frutifiquem cedo, plante apenas mudas enxertadas das melhores variedades.

Vinheta sobe, desce e permanece sob o apresentador

Apresentador: Espero que você tenha aprendido algo novo com o nosso programa de hoje, Frutas mudam a vida dos agricultores. Falamos sobre o tipo de frutas para cultivo, métodos de plantio e sobre os vários benefícios das frutas. Até o próximo programa!

Música sobe e depois termina


Créditos:

Contribuição de Rachael Awuor, Centro de Recursos Comunitários de Ugunja, Quênia.

Revisão: Dr. Tony Simons, Centro Mundial de Agroflorestamento (ICRAF).


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Um comentário sobre “Frutas mudam a vida dos agricultores

  1. Apenas uma sugestão:
    Pessoas que tenham contactado este site e nele encontrarem utilidade – seja para reprodução em sua emissora, ou para se instruir a respeito de um tema de interesse particular – podem colaborar para a divulgação dessa idéia e sua utilidade, comunicando a amigos, colegas de trabalho e profissionais de outras cidades, regiões e países – desta forma multiplicando o seu alcance e utilidade. Pense nisso como forma de retribuir os benefícios recebidos com a sua visita e/ou utilização.
    Ao divulgar o site, informe o link e deixe que as pessoas o explorem de acordo com sua preferência pessoal, ou interesse de sua organização.
    Aí está o link: radioruralportugues.wordpress.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s