Os muitos usos da árvore da moringa

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de junho de 2004, como parte do pacote de informações n° 71.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-71-water-management-rainwater-harvesting/the-many-uses-of-the-moringa-tree/.


Observações para as emissoras:

A árvore da moringa (Moringa spp) está sendo promovida em toda a África como uma árvore com múltiplos fins e de rápido crescimento que fornece alimento, combustível e forragem, crescendo em regiões semiáridas e sujeitas a seca. As folhas são ricas em nutrientes como cálcio, ferro, vitamina A e vitamina C e podem, portanto, contribuir significativamente em dietas nutricionalmente pobres. Aconselha-se aos agricultores que procurem auxílio junto a pessoas com experiência antes de começarem o cultivo de moringa.

Para mais informações sobre o cultivo da moringa, entre em contato com as seguintes organizações:

Michael Opapa Ongonga
Moringa Research Agency
Farmers Training Center
P. O. Box 40300, Quênia
Email: ongongamoringa@racham.westernet.co.ke

ECHO (Educational Concerns for Hunger Organization)
27492 Durrance Road
North Fort Myers, Flórida 33917, Estados Unidos
Email: echo@echonet.org, www.echonet.org


Roteiro:

Apresentador 1: Hoje, nós vamos apresentar uma árvore que é cada vez mais popular entre os agricultores africanos.

Apresentador 2: Na verdade, esta árvore é cultivada em países de todo o mundo, por vários motivos. Imagine que você quer restaurar os nutrientes da sua terra plantando árvores. A sua ideia é plantar vários tipos de árvores, cada uma com um uso diferente. Você poderá querer, por exemplo, uma árvore que cresça rapidamente, para reflorestar a região o mais breve possível. Mas, se você criar animais, você poderá também querer uma árvore que forneça forragem. E talvez um outro tipo de árvore que forneça alimento para a sua família. Quais árvores você escolheria?

Apresentador 1: Bem, isso pode surpreender os ouvintes, mas eu escolheria apenas uma árvore. Porque é possível ter todos esses benefícios com uma única árvore.

Apresentador 2: Meu amigo, você deve estar falando da moringa!

Apresentador 1: Isso mesmo. E o cultivo da moringa será o tema da nossa conversa de hoje. Fique ligado para descobrir informações fascinantes sobre a moringa!

Intervalo musical (cinco segundos)

Apresentador 2: A moringa (a árvore de que estamos falando hoje) é uma árvore que está se tornando cada vez mais popular nos países africanos. Como eu mencionei, ela também é cultivada em outros países na Ásia, América Latina, no Caribe, América do Norte e na Europa.

Apresentador 1: E é fácil entender por quê: ela tem muitos usos e benefícios.

Apresentador 2: Sim. Para começar, ela cresce muito rápido! Ela fornece alimentos nutritivos para as pessoas, forragem para os animais e as sementes podem ser usadas até para limpar água suja.

Apresentador 1: Espero que você agora esteja interessado e acho que devemos dizer algumas coisas sobre como cultivar moringa.

Apresentador 2: Bem, você pode plantar moringa com sementes ou mudas. Como sempre, procure sementes de boa qualidade. Quando selecionar sementes, tenha em mente que algumas variedades de moringa são nativas da África e outras não são.

Apresentador 1: A forma mais fácil de começar o plantio de moringa é usando mudas. Você irá notar que mesmo os ramos de moringa que são usados como postes muitas vezes criam raízes e crescem até se tornarem árvores adultas. Se possível, descubra quais árvores têm o maior número de vagens e com melhor sabor. Retire então mudas dessas árvores.

Apresentador 2: Lembre-se de que é sempre melhor retirar mudas de várias árvores diferentes e não de apenas uma. Assim, se surgir uma praga ou doença, algumas de suas árvores terão melhor chance de sobreviver.

Apresentador 1: Uma das melhores coisas sobre a moringa, como mencionamos antes, é que você verá os resultados com muita rapidez. A árvore pode crescer até atingir quatro metros de altura em apenas um ano.

Apresentador 2: Depois que a árvore for adulta, você irá querer colher as folhas e as vagens. Para facilitar a colheita, é uma boa ideia podar a árvore para que os ramos fiquem perto do solo. Quando a haste principal da árvore atingir a altura do peito, corte-a com uma faca afiada. Novos brotos irão crescer abaixo do corte. Isso facilita a colheita das folhas e vagens.

Apresentador 1: E, à medida que crescem os novos ramos, você pode também cortá-los para dar à árvore um formato de arbusto.

Apresentador 2: Em alguns lugares, as pessoas cozinham as folhas e as vagens. E, pode acreditar, as folhas são muito nutritivas. Elas fornecem diversas vitaminas e sais minerais para a sua alimentação.

Apresentador 1: É verdade. As folhas de moringa são uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, cálcio, potássio, ferro e proteínas. Falamos antes sobre a importância dessas vitaminas e sais minerais em dietas saudáveis, especialmente a vitamina A, que ajuda a evitar doenças da infância, como a cegueira noturna, diarreia e sarampo.

Apresentador 2: Algumas pessoas estão experimentando o uso de folhas de moringa moídas como suplemento nutricional. Eles moem as folhas e as adicionam à refeição, para torná-la mais nutritiva. Então há muito o que experimentar com essa árvore.

Apresentador 1: Você mencionou que também é possível comer as vagens.

Apresentador 2: É verdade. As vagens não são tão nutritivas quanto as folhas, mas você pode comer a carne macia e as sementes no seu interior. Colha as vagens quando elas estiverem fimes e carnudas, mas ainda macias. Corte-as em pequenos pedaços e ferva lentamente antes de comer a carne e as sementes.

Apresentador 1: As folhas e as vagens também têm usos medicinais. E as sementes podem ser empregadas para a extração de óleo. A casca pode ser usada para fazer cordas e esteiras…

Apresentador 2: E ainda não falamos sobre o uso das sementes da moringa para limpar água.

Apresentador 1: É verdade. O pó das sementes de moringa pode ser usado para limpar água barrenta. Mas, infelizmente, o nosso tempo acabou. Falaremos como fazer isso em outro programa.

Apresentador 2: Se você estiver interessado em cultivar moringa, entre em contato com um agente de extensão rural ou com esta emissora de rádio. Podemos informar onde conseguir sementes e fornecer mais informações sobre o cultivo desta árvore de rápido crescimento e múltiplas utilidades, a moringa.


Créditos:

Pesquisa: Victoria Fenner, Hamilton, Canadá.

Revisão: Jeffrey Faus, Diretor de Programas de Moringa, Trees for Life.

Fontes de informação:

ECHO (Educational Concerns for Hunger Organization) – http://www.echonet.org/tropicalag/knowledgebank/EDN_articles/edn_68_1.htm.

The Moringa Tree: Nature’s Pharmacy (http://www.islamonline.net/english/science/2003/02/article06.shtml), Islam Online.

The Moringa Tree (http://www.treesforlife.org/moringa/Moringahome.htm), Trees for Life.

The Tree of Life, Baobab, dezembro de 2003.

Suggested Cultural Practices for Moringa (http://www.avrdc.org/LC/indigenous/moringa.pdf), International Cooperators’ Guide, março de 2003.

Cultivation of Moringa oleifera (http://www.churchworldservice.org/moringa/TMTcultivation.html), Church World Service.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s