Cultive suas próprias plantas para ter produção de adubo verde

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de abril de 1993, como parte do pacote de informações n° 28.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-28/raise-your-own-plants-for-green-manure-crops/.


Observações para as emissoras:

Conteúdo:  Árvores e arbustos perenes podem ser plantados sobre trincheiras no campo ou como proteção contra o vento ou cercas vivas e suas folhas e galhos são cortados para a produção de adubo verde.  Uma forma simples e barata de ter plantas novas suficientes sempre à mão é o seu cultivo a partir de mudas.

Obs.: plantas como Gliricidia e Leucaena descritas neste roteiro podem também ser um bom alimento suplementar para os animais no final da estação seca, quando as gramas estão secando.  Por isso, é também uma forma boa e barata de aumentar a ração suplementar.


Roteiro:

Plantas anuais para safras de adubo verde são facilmente cultivadas com sementes. Mas a propagação de plantas perenes (árvores e arbustos que vivem por muitos anos) com sementes pode ser lenta.

Um meio mais rápido de propagar algumas plantas perenes é o uso de mudas, ou seja, pedaços de galhos cortados de plantas ou árvores maduras. Você pode plantá-las em um canteiro ou em latas ou sacos plásticos individuais para obter raízes. Após o enraizamento, as mudas podem ser plantadas onde você quiser que elas cresçam.

A Dra. Nalini Dhawan de Bangalore, na Índia, ministra cursos sobre a propagação de plantas para mulheres na sua cidade. Ela diz que o plantio de mudas é uma das formas mais fáceis de conseguir muitas plantas novas. Algumas plantas perenes, como Gliricidia sepium ou Erythrina indica enraízam-se muito facilmente.

“Naturalmente, nem todas as plantas perenes crescerão a partir de mudas”, ela avisa. Leucaena ou Cassia, por exemplo, crescem melhor com sementes. Mas o método de mudas é tão simples que você pode tentar facilmente com as plantas perenes que deseja propagar.

Primeiro, encontre um local com sombra onde as mudas podem ficar tranquilas por quatro a seis semanas. Deverá ficar perto de uma fonte de água. E você deverá poder ter fácil acesso para poder regar as mudas e cuidar delas.

Você precisará de uma faca limpa e afiada para cortar os ramos. Você também precisará de recipientes para enraizar as mudas. Sacos plásticos pequenos, com cerca de dez centímetros de largura e de quinze a vinte centímetros de profundidade, são os mais fáceis de usar. Você pode plantar três ou quatro mudas em cada saco. Se você não puder conseguir sacos plásticos, você pode usar caixas de madeira planas, com 15 a 25 centímetros de profundidade, ou vasos de argila grandes e rasos, ou latas, com 15 a 25 centímetros de profundidade. Os recipientes deverão conter alguns pequenos orifícios no fundo para drenar o excesso de água quando você regar as mudas. Se for difícil encontrar recipientes, você pode também plantar mudas em canteiros elevados, com cerca de 15 a 25 centímetros de profundidade.

Por fim, você necessitará de material para encher os recipientes. Areia limpa do rio é um material excelente para enraizar as mudas. Para caules duros ou lenhosos, misture um pouco de folhas em decomposição com a areia para reter as mudas com firmeza. Se você usar terra, verifique se ele está limpo e livre de insetos que se alimentarão das mudas.

Prepare as mudas:

A melhor época para retirar as mudas é pouco antes das árvores originais começarem o novo crescimento para a estação. Em climas tropicais, normalmente é um pouco antes do início das chuvas.

Escolha árvores saudáveis para retirar as mudas. Com uma faca limpa e pontiaguda, corte alguns ramos com cerca de um a dois centímetros de espessura. Corte cada ramo em pedaços com cerca de quatro a seis nós de comprimento. O corte inferior deverá ficar pouco abaixo de um nó e o corte superior deverá ficar pouco acima de um nó. Retire as folhas para evitar que as mudas percam água. Você poderá também aplicar um pouco de cinza úmida ou esterco de vaca ao topo da muda para protegê-la contra a secagem ou danos pela chuva.

É interessante retirar mudas de várias árvores diferentes, provenientes de diferentes fontes. Talvez você possa também conseguir algumas mudas de outras fazendas. Desta forma, em caso de ataque de pragas ou doença, algumas das suas mudas enraizadas podem morrer, mas outras podem resistir ao ataque.

Plante as mudas:

Encha o recipiente com areia ou terra limpa. Regue levemente: a areia ou a terra deverá ser úmida, mas não molhada. Com uma vara, faça um orifício com cerca de dez centímetros de profundidade na areia úmida. Insira a muda no orifício com leve inclinação. Mais da metade da muda deverá ser enterrada. Isso significa que, se a muda tiver seis nós, três ou quatro nós deverão ser enterrados na areia. Com as pontas dos dedos, pressione a areia para baixo firmemente em volta da muda.

Se estiver usando caixas, vasos ou canteiros, plante as mudas a cinco centímetros de distância entre si. Se estiver usando sacos plásticos, plante três ou quatro mudas em cada saco.

Mantenha as mudas fora da luz solar direta, sob uma árvore ou em um abrigo, se o plantio for feito em recipientes. Se o plantio for feito em canteiro, aplique sombra com ramos folhosos ou folhas de palmeira.

Regue as mudas o suficiente para manter a areia úmida, mas não molhada. As novas raízes não podem crescer se a areia ficar seca e dura. Por outro lado, as raízes jovens vão apodrecer se ficarem na água. Tenha especial cuidado para não regar demais as mudas em sacos plásticos.

Transplante as mudas:

Você saberá que as mudas criaram raízes quando elas começarem a produzir novas folhas. Quando uma muda tiver quatro ou cinco folhas novas, ela estará pronta para o transplante para a trincheira ou cerca viva onde você quiser plantar.

Cave um buraco onde você quiser que cada nova árvore cresça. Misture a terra que você cavou com composto ou esterco e coloque de volta no buraco, enchendo quase até o topo.

Erga cuidadosamente a muda enraizada sem danificar as raízes. Segure a muda verticalmente no buraco e cubra as raízes com a terra restante. Pressione a terra firmemente no lugar em volta da muda. Regue com cuidado em seguida. Proteja a nova planta contra o sol forte nos primeiros dias até que ela se acostume com o seu novo lar. E, se houver animais por perto, construa uma cerca em volta da planta para evitar que os animais se alimentem ou pisem nela.


Fontes de informação:

Entrevistas com a Dra. Nalini Dhawan, especialista agrícola, Bangalore, Índia.

A Primer on Organic‑Based Rice Farming, de R. K. Pandley, publicado pelo Instituto Internacional de Pesquisas de Arroz, P. O. Box 933, Manila, Filipinas, e pelo Instituto Internacional de Agricultura Tropical, Oyo Road, PMB 5327, Ibadan, Nigéria.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s