Melhores cenouras com suas próprias sementes

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de dezembro de 1987, como parte do pacote de informações n° 13.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-13/better-carrots-from-your-own-seed/.


 

Observações para as emissoras:

Informações sobre este assunto foram solicitadas por participantes da Rede de Rádios Agrícolas para Países em Desenvolvimento (hoje, Rádio Rural Internacional) na Bolívia, Butão, Camarões, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Filipinas, Gâmbia, Guatemala, Índia, Máli, México, Paquistão, Peru, República Dominicana, Senegal, Serra Leoa, Sri Lanka, Uganda, Venezuela e Zimbábue.

Embora o método de seleção descrito neste roteiro seja recomendado para o aprimoramento de cenouras, aparentemente métodos similares poderão também ser eficazes no aprimoramento de beterrabas, pastinacas e outras raízes.  A Rádio Rural Internacional gostaria de receber informações ou resultados de qualquer teste que você puder conduzir com esses produtos.


Roteiro:

Apresentador: O nosso assunto de hoje é a cenoura e vou contar como você pode economizar dinheiro cultivando suas próprias sementes de cenouras. Se você já tentou produzir sementes de cenoura, pode haver notado que a safra de cenouras que você cultiva com suas próprias sementes não foi tão boa quanto a safra de cenouras que gerou aquelas sementes.

Vamos contar por quê isso acontece daqui a pouco. Mas antes, vamos pensar um pouco em outros tipos de plantas que crescem acima do solo, como tomates, abóboras, berinjelas e outras. Quando você guarda as sementes para plantio na estação seguinte, as sementes que você guarda provavelmente são dos legumes maiores e melhores. É claro que selecionar suas sementes desta forma é ótimo. Plantando sempre as sementes que vieram apenas das melhores plantas, você deverá conseguir plantas que são tão boas, se não melhores, que as anteriores.

Muito bem, e sobre as cenouras que você cultiva com suas próprias sementes?

Em primeiro lugar, é um tipo de planta bem diferente. A parte que você come, na verdade, é a raiz da planta e, naturalmente, não é onde estão as sementes. Vamos pensar, por um momento, como você consegue sementes de cenoura se guardar suas próprias sementes.

Bem, provavelmente você consegue as sementes de plantas de cenoura que você não colheu. Você normalmente deixa algumas delas crescendo no seu jardim e elas servem de semente – e você retira as sementes dessas plantas.

É claro que você pode fazer desta forma, mas já parou para pensar que você não viu as cenouras de onde vêm as suas novas sementes? As raízes de cenoura que produziram essas sementes estavam enterradas no solo onde você não as podia ver! De fato, essas sementes poderiam ser de raízes de cenoura que não eram raízes saudáveis, carnudas e de bom tamanho – e, se este for o tipo de raiz de onde elas vieram, este é o tipo de cenoura que essas sementes vão produzir.

Por isso, você precisa olhar as raízes. Guarde para a próxima estação apenas as sementes que crescem de raízes boas, fortes e saudáveis, como as cenouras que você quer cultivar.

“Mas”, você pode perguntar, “como posso saber como são as cenouras se elas estão debaixo da terra?”

Bem, o Padre Agatho Elsener, na Indonésia, conta que os agricultores daquela região do mundo têm uma boa forma de fazer isso. Aqui está o que um deles contou.

Agricultor indonésio: O método é realmente muito simples. No momento em que normalmente colho cenouras, pego plantas que parecem boas e fortes. Eu as desenterro, com raízes, caule, folhas e tudo, e seleciono apenas algumas plantas que têm raízes boas e fortes com pontas grossas. Eu não corto os topos dessas cenouras, apenas as coloco em um local seco e sombreado longe da luz do sol direta, onde elas não podem se molhar quando chove.

Depois de cerca de três dias, eu preparo um bom lugar fértil no jardim e as planto de volta no solo, da mesma forma como estavam antes de serem desenterradas.

Apresentador: O Padre Agatho então perguntou: “elas não morrem depois de serem retiradas do solo desta forma por três dias?”

Agricultor indonésio: Não, na verdade, as plantas vão crescer muito bem. De fato, fazendo isso, as plantas agora produzirão flores e sementes com mais rapidez que se eu as deixasse crescer naturalmente no solo.

Apresentador: O Padre Agatho perguntou: “mas o que acontece antes de você poder colher as sementes?”

Agricultor indonésio: É claro que crescerão flores brancas sobre as plantas de cenoura e, depois, as cabeças ficarão marrons ou até enegrecidas. Então, você precisa apenas pegar as cabeças boas e deixá-las secar completamente em um local bom e seguro. Elas conterão as sementes que você vai plantar para a sua próxima safra de cenouras.

Apresentador: O Padre Agatho Elsener, que enviou estas informações da Indonésia, disse que ele próprio também tentou esse método várias vezes. Ele disse que, como os agricultores disseram, ele teve “resultados muito melhores” que quando deixava algumas plantas de cenoura crescendo no jardim e retirava delas as sementes.

Por que você não tenta cultivar sementes de cenoura desta forma? Se o fizer, não preciará continuar comprando novas sementes a cada estação – e, com isso, economizará dinheiro!

De fato, você poderá tentar cultivar algumas sementes adicionais desta maneira para vender no seu mercado local. Com isso, você poderá até ganhar algum dinheiro a mais!

Para Agricultura, a Indústria Básica, sou Glenn Powell.


Fontes de informação:

Como indicado no texto, as informações deste roteiro foram enviadas pelo participante da Rede de Rádios Agrícolas para Países em Desenvolvimento (hoje, Rádio Rural Internacional), Padre Agatho Elsener, da Fundação Bina Sarana Bhakti (BSB), na Indonésia.  Elas foram traduzidas do manuscrito do Padre Agatho intitulado Cara Menghasilkan bibit wortel yang lebik baik, em idioma indonésio.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s