Água da chuva de grandes superfícies rochosas pode ser usada para irrigar safras: nova tecnologia do distrito de Kibaale, em Uganda

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de março de 2008, como parte do pacote de informações n° 83.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-83/rainwater-from-large-rock-surfaces-can-be-used-to-irrigate-crops-a-new-technology-from-kibaale-district-uganda/.


Observações para as emissoras:

Os agricultores no distrito de Kibaale, no oeste de Uganda, enfrentam uma série de desafios. Um dos principais desafios é a irrigação da produção. Os padrões meteorológicos tornaram-se imprevisíveis e não são mais confiáveis. Tradicionalmente, as chuvas caíam de março a maio e de agosto a novembro. O ponto central dessas estações chuvosas normalmente marcava o pico da intensidade da chuva.

Os agricultores programam suas atividades agrícolas para coincidir com o tempo esperado. Durante os meses secos, por exemplo, os agricultores preparam a terra, colhem e secam as safras. Nos meses úmidos, eles plantam sementes e aplicam fertilizantes.

Mas, nos últimos anos, os padrões meteorológicos mudaram. As chuvas podem vir em qualquer mês, incluindo aqueles que costumavam ser relativamente secos, como dezembro, janeiro, fevereiro e junho.

Uma solução para essa imprevisibilidade é coletar o máximo de água possível, armazená-la com segurança e aplicá-la à produção durante os períodos sem chuva ou mesmo durante secas. Mas os agricultores individuais nem sempre podem pagar pelo equipamento de irrigação convencional, como bombas de pedal e conjuntos pulverizadores. Felizmente, em muitas partes de Kibaale, existem grandes afloramentos rochosos com superfícies planas. Muita água pode ser coletada dessas rochas durante as chuvas e armazenada para irrigação futura.

Este roteiro demonstra como um empregado do setor agrícola idealizou um método de capturar água da chuva de um grande afloramento de rochas e canalizá-la para um tanque subterrâneo de cimento. Até aqui, o método só foi utilizado para fornecer água para animais domésticos. Mas a água poderá também ser empregada para irrigar legumes, bananas e outros produtos durante os períodos secos. Em Kibaale, acredita-se que o distrito financiará a construção do tanque subterrâneo, que é a parte mais cara do sistema.

Os agricultores na sua região irrigam sua produção? Em caso afirmativo, descubra se eles usam métodos inovadores para capturar e armazenar água da chuva para irrigação. Se eles não irrigam sua produção, por que não o fazem? Existe falta de conhecimento técnico ou falta de dinheiro? Se existirem grandes afloramentos rochosos na sua região de audiência, o seu governo local estaria interessado em experimentar a captura de água de irrigação em superfícies rochosas? Talvez o esquema possa também ser financiado por grupos de agricultores.


Roteiro:

Vinheta do programa

Apresentador: Bom dia, caro agricultor, e bem-vindo ao nosso programa agrícola. Hoje vamos falar sobre a drenagem de água da superfície de grandes rochas para uso na irrigação. Temos o privilégio de ter conosco o Sr. Bahindura John. O Sr. John é um empregado do setor agrícola especializado em práticas de irrigação e extensão de tecnologia para os agricultores. Fique ligado.

Intervalo musical

Apresentador: Bem-vindo de volta após o intervalo. Agora vamos pedir ao funcionário de extensão rural que compartilhe sua experiência sobre irrigação.

Sr. Bahindura John: Obrigado e bom dia para os ouvintes. É um grande privilégio compartilhar minhas experiências com a tecnologia de drenagem de água da chuva de afloramentos rochosos para armazenagem e uso para irrigar a produção.

Apresentador: Para começar, você poderia dar uma explicação simples dessa tecnologia?

Sr. Bahindura John: Resumidamente, essa tecnologia envolve o uso de superfícies rochosas, canais de água e tanques subterrâneos para armazenar água. Ela é similar aos métodos de coleta de água da chuva que recolhem a água dos telhados e a armazenam em jarros d’água ou tanques de cimento. A diferença deste método é que a água pode ser utilizada não apenas na residência, mas para fornecer água para animais domésticos e irrigar a produção no campo. Vamos falar primeiro sobre as superfícies rochosas. Nós procuramos afloramentos rochosos que sejam relativamente grandes e planos e onde haja forte inclinação, para que a água possa escorrer facilmente até um ponto de coleta. Algumas mudanças precisam ser feitas na superfície rochosa. É preciso remover sujeira e fragmentos, incluindo algas, e construir linhas de tijolos ou pedras para dirigir a água para baixo. Isso dirige o fluxo da água da chuva para o tanque e ajuda a acelerar a coleta de água.

Apresentador: Você pode explicar para nós o que são algas?

Sr. Bahindura John: Algas são pequenos organismos que se aderem às superfícies das rochas. Normalmente, as algas parecem conjuntos de pequenos cordões verdes.

Apresentador: Quais materiais devem ser usados para construir o tanque?

Sr. Bahindura John: Os tanques são feitos de malha de arame e cimento e possuem formato oval. Eles têm cerca de dois metros e meio de comprimento, dois metros e meio de largura e de quatro e meio a seis metros de profundidade. Eles deverão ser forrados com folhas de plástico ou o piso e as paredes deverão ser cimentados.

Apresentador: E como o canal de água é construído?

Sr. Bahindura John: As paredes do canal podem ser feitas de tijolos com cimento aplicado para protegê-los do desgaste com o contato com a água. A largura do canal será determinada pelo tamanho e pela qualidade da superfície rochosa da qual a água é coletada. Dois ou mais pedaços de rede deverão ser colocados em intervalos ao longo do canal para garantir que qualquer resíduo na água seja retido antes de entrar no tanque. Os resíduos deverão ser removidos manualmente da rede de tempos em tempos, a fim de garantir fluxo estável de água para baixo até o tanque. É importante cobrir completamente o topo do canal com madeira, folhas de ferro ou outro material sólido. Isso protege a água contra contaminação por material externo, como solo e folhas.

Apresentador: Obrigado pela sua completa explicação. Afinal, parece que não é uma tecnologia tão complexa. Espero que muitos agricultores possam experimentar. Você poderia contar como cuidar do tanque de armazenagem?

Sr. Bahindura John: As paredes e o piso do tanque devem ser esfregadas de vez em quando. Isso deverá ser feito quando houver pouca água no tanque. Os contaminantes sólidos e líquidos deverão ser fisicamente removidos. O topo do tanque deve ficar sempre coberto para evitar contaminação externa. Essa cobertura também ajuda a evitar a evaporação da água e minimiza qualquer rachadura da superfície do tanque devido à expansão e contração causada pela luz solar direta. Se surgir algum vazamento, ele deverá ser vedado por um técnico.

Apresentador: Obrigado, Sr. Bahindura. O sr. pode contar um pouco mais sobre os custos e benefícios do sistema?

Sr. Bahindura John: O custo do tanque é de 850.000 xelins de Uganda (US$ 500,00). Em Kibaale, foi anunciado que o escritório de produção do distrito vai financiar a construção do tanque. Existem muitos benefícios de levar a água canalizada pelas rochas para a produção. O primeiro é que a água ficará mais disponível para irrigação ao longo de toda a estação seca. Segundo, os minerais das rochas ficarão presos na água. Esses minerais podem ser absorvidos e usados pelas plantas. A água dos afloramentos rochosos também melhora as condições do solo, pois mais partículas de rocha serão quebradas e oferecidas para o crescimento das plantas. A água seria usada principalmente para irrigar safras anuais e legumes, como repolho, tomate, espinafre, cenoura e pimenta verde.

Apresentador: Qual o tamanho da terra que poderia ser irrigada pela água armazenada nesse tamanho de tanque?

Sr. Bahindura John: A água deverá ser suficiente para cobrir pelo menos um acre e deverá durar três meses.

Apresentador: Qual seria o impacto sobre a produção e sobre a segurança da produção?

Sr. Bahindura John: Como ainda não tentamos esta tecnologia para produção, não temos números nem estimativas. Mas é razoável dizer que, se os produtos têm fonte garantida de água de irrigação, o rendimento vai aumentar e a colheita será mais segura.

Apresentador: O sr. acha que o investimento com o tanque se pagará?

Sr. Bahindura John: Acredito que sim. A demanda por alimentos cresceu, mas os agricultores ainda dependem da agricultura regada pela chuva. Por isso a água de arrigação é valiosa e muito necessária.

Apresentador: Muito obrigado, Sr. Bahindura, por ensinar-nos tanto sobre esta nova tecnologia.

Sr. Bahindura John: Obrigado a você por este programa. Obrigado aos ouvintes. Até a próxima.

Apresentador: Caro ouvinte, com isso chegamos ao final do nosso programa. Se você tiver qualquer pergunta sobre esta tecnologia, entre em contato conosco aqui na emissora e enviaremos suas perguntas para o Sr. Bahindura. E não se esqueça de ouvir na próxima semana, no mesmo dia e horário, outro programa útil para você.


Créditos:

Contribuição de Anthony Lwanga, Rádio Comunitária de Kagadi Kibaale, Kagadi, Uganda.

Revisão: Chris Reij, Centro de Cooperação Internacional, Universidade VU, Amsterdã.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s