Diarreia: spots de rádio sobre uma doença séria

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1º de dezembro de 2008, como parte do pacote de informações n° 86.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-86/diarrhea-radio-spots-on-a-serious-disease/.


Observações para as emissoras:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a diarreia mata cerca de dois milhões de crianças anualmente e é responsável por uma morte infantil a cada cinco. Anualmente, existem quatro bilhões de casos de diarreia em todo o mundo.

O tema e a mensagem por trás desses spots de rádio é que a diarreia pode ser evitada mudando nossas atividades. A diarreia normalmente é um sintoma de infecção causada por bactérias, vírus ou parasitas. As causas mais frequentes de diarreia são envenenamento alimentar, beber água contaminada e má higiene.

A diarreia frequentemente é causada pela transmissão de bactérias, vírus ou parasitas das fezes para a boca. Boa higiene significa a mudança do comportamento pessoal para bloquear a difusão dos micro-organismos que causam a diarreia. Pode-se atingir boa higiene por meio da construção e uso de latrinas e da lavagem das mãos com sabão depois de ir ao banheiro, antes de preparar alimentos e antes de comer.


Roteiro:

Spot n° 1 – Diarreia: você pode proteger-se!

Cuidado! A diarreia é uma doença que mata. Proteja a você e aos seus filhos mantendo o seu ambiente limpo. Lave suas mãos com sabão depois de ir ao banheiro e de limpar as fezes dos seus filhos, antes de preparar alimentos e antes de comer. Mantenha limpas as suas latrinas. Você pode proteger-se contra a diarreia!

Spot n° 2: Evite a diarreia construindo latrinas modernas!

Latrinas sujas e sem proteção podem atrair moscas para casa. As moscas pousam sobre as fezes e contaminam os alimentos que comemos. Por isso, lembre-se de construir, limpar e cobrir as latrinas.

Spot n° 3: Não use espaços abertos como banheiro!

João: Olá, Raimundo! O que você está fazendo aqui no mato?

Raimundo: Oh, João, eu me senti mal onde estava. Então decidi vir aqui para o mato. As fezes são um bom fertilizante.

João: Oh! Você não está falando sério! João, precisamos evitar espalhar nossas fezes por todos os lados. Você sabia que muitas pessoas ficam doentes com diarreia desta forma?

Raimundo: Como assim?

João: De muitas formas. As chuvas podem carregar as fezes para os rios e córregos que as pessoas usam para lavar ou beber. Uma mosca pode pousar sobre a fezes e depois em uma fruta madura!

Apresentador: Você pode reduzir o risco da diarreia. Construa latrinas, mantendo-as limpas e cobertas. Lave suas mãos com sabão depois de ir ao banheiro e de limpar as fezes dos seus filhos, antes de preparar alimentos ou antes de comer.

Spot nº 4:

A diarreia é uma doença séria, causada por organismos minúsculos. As pessoas ficam com diarreia quando esses organismos minúsculos são transmitidos das fezes para a boca.

A doença pode entrar na boca de diversas formas:

  • Diretamente de uma pessoa para outra, por meio de mãos ou dedos não lavados.
  • Indiretamente, através de comida manipulada por uma pessoa com as mãos sujas.
  • Diretamente, quando a comida é manipulada com as mãos sujas.

Você pode proteger a você e à sua família contra a diarreia lavando suas mãos com sabão depois de ir ao banheiro e de limpar as fezes dos seus filhos, antes de preparar alimentos e antes de comer.


Créditos:

Contribuição de Frederic Takang, Abakwa FM, Camarões, parceira da Rádio Rural Internacional.

Revisão: Alan Etherington, consultora independente sobre água, saneamento e promoção da higiene e ex-funcionária da WaterAid.

Fontes de informação:

WaterAid, sem data. Technology notes (http://www.wateraid.org/documents/technology_notes_low_res.pdf).


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato em https://radioruralportugues.wordpress.com/creditos-e-contato/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s