Escolha as árvores certas para plantar com a lavoura

Material produzido pela Rádio Rural Internacional em 1° de março de 2005, como parte do pacote de informações n° 74.

Original em inglês disponível em: http://www.farmradio.org/radio-resource-packs/package-74-agroforestry-in-africa/choose-the-right-trees-to-grow-with-crops/.


Observações para as emissoras:

Os seus ouvintes agricultores provavelmente vêm praticando agroflorestamento (cultivo de árvores com lavoura) há várias gerações. Eles podem, por exemplo, usar árvores para quebrar o vento e para marcar divisas. Ou eles podem ter um jardim doméstico composto de árvores e plantas produtoras que crescem em diferentes níveis, ou manter uma parte de floresta na terra que cultivam. Ao discutir agroflorestamento com seus ouvintes, tenha em mente que esta prática provavelmente não é nova para eles. Use palavras conhecidas para descrever os sistemas de agroflorestamento.


Roteiro:

Música aumenta para introdução

Apresentador: Agroflorestamento é uma palavra nova para algo que você talvez já venha fazendo há anos. Ela significa cultivar lavouras com árvores. Hoje vamos discutir como os agricultores cultivam árvores e lavouras juntas.

Música diminui

Apresentador: No passado, costumávamos deixar um pedaço de terra descansar por alguns anos. Esta prática de não cultivar terra por alguns anos é chamada de pousio. Na terra em descanso, cresceriam arbustos, gramas e árvores e, após muitos anos (talvez vinte anos), ela seria uma floresta natural. Nossos ancestrais sabiam que as folhas, galhos e ramos restaurariam a fertilidade daquele terreno. Depois de alguns anos, eles limpavam o terreno e faziam novamente a lavoura.

Hoje, esta prática muitas vezes não é possível. A terra é necessária para a lavoura, para alimentar as pessoas. Mas os agricultores precisam colher madeira, além de comida. Eles precisam de lenha, madeira para construção e postes para cercas.

Intervalo musical

Apresentador: O agroflorestamento é um sistema no qual a lavoura e as árvores podem crescer juntas. Se quiser usar esse sistema, você precisará cultivar árvores que crescem bem junto com a lavoura. A lavoura precisa de umidade, ar e luz. Por isso, você precisa de árvores que não façam muita sombra para as plantas produtoras e que não consumam muita umidade do solo. Árvores como o eucalipto são boas para a produção de madeira e lenha, mas a maior parte das árvores dessa espécie absorve muita umidade do solo. Por isso, elas não são boas para agroflorestas e deverão ser plantadas longe da lavoura.

Para o agroflorestamento, precisamos de árvores que não interfiram com a lavoura. Precisamos de árvores com raízes profundas que retirem a umidade das camadas mais profundas do solo.

Intervalo musical

Apresentador: As árvores boas para agroflorestamento são frequentemente as árvores leguminosas. Você pode reconhecer as árvores leguminosas porque elas produzem vagens com sementes. A maioria dessas árvores possui raízes profundas. Elas também absorvem nitrogênio do ar e armazenam as suas raízes na superfície. A maioria das árvores leguminosas também possui folhas pequenas, que não causam muita sombra sobre a lavoura. Muitas vezes, as suas folhas são um bom alimento para os animais. Esse tipo de árvore também gera boa lenha e boa madeira de construção, o que as torna econômicas para os agricultores.

As árvores leguminosas são boas para o cultivo com a produção agrícola porque:

  • Elas agregam nitrogênio ao solo.
  • Suas folhas são boa forragem para os animais.
  • Elas fornecem boa lenha.
  • E elas fornecem madeira de construção.

Intervalo musical

Apresentador: Para saber quais árvores plantar, você precisa levar em conta o seu solo e o seu clima. Climas mais frios precisam de árvores diferentes de climas quentes. Em áreas secas, onde cada gota de chuva é necessária para cultivar alimentos, você pode criar um ambiente mais úmido cultivando árvores ao longo dos limites do campo, ao longo das paredes dos terraços e, particularmente, em encostas íngremes.

Convido você a aprender mais sobre quais árvores crescerão bem no seu terreno. Aprenda onde plantar, quanta lenha será produzida e como elas podem contribuir com a renda da sua plantação.


Créditos

Contribuição de John Njoroge, Diretor, Instituto de Agricultura Orgânica do Quênia, Nairóbi, Quênia. Publicado originalmente pela Rede de Rádio Agrícola para Países em Desenvolvimento no Pacote 55, n° 1, abril de 2000.


A Rádio Rural Internacional (Farm Radio International) é uma organização canadense sem fins lucrativos dedicada a apoiar emissoras de rádio em países em desenvolvimento para fortalecer comunidades rurais e a agricultura em pequena escala.

Segundo a organização, o material da Rádio Rural Internacional pode ser copiado ou adaptado para distribuição gratuita ou a preço de custo, com crédito para a Rádio Rural Internacional e para as fontes originais.

Esta versão em português é um trabalho voluntário, independente da organização e oferecido gratuitamente para as emissoras de rádio dos países de língua portuguesa. O texto foi traduzido para o português do Brasil, mas pode ser adaptado com facilidade para o português falado em outras partes do mundo (para dúvidas sobre os termos empregados, utilize o formulário de contato).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s